
Pirâmide de Alimentos
Entende-se que uma dieta equilibrada deve oferecer a qualidade e a quantidade certa de nutrientes garantindo uma nutrição adequada ao organismo. Uma dieta saudável pode reduzir o risco de doenças crônicas não transmissíveis (como diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras) favorecendo a qualidade de vida.
A Pirâmide de Alimentos pode ser o seu guia para uma dieta equilibrada e uma alimentação saudável. Ela é flexível, variada, e foi desenvolvida para oferecer orientações simples e fáceis na escolha dos alimentos diários da população saudável. A Pirâmide de Alimentos encoraja os princípios básicos de uma dieta saudável: variedade, equilíbrio e moderação.
Variedade: Não há um só alimento que ofereça todos os nutrientes necessários. Uma dieta variada deve incluir alimentos diferentes nos 5 grandes grupos da Pirâmide.
Equilíbrio: Uma dieta equilibrada inclui as quantidades apropriadas dos grupos de alimentos, provendo os nutrientes necessários. A idade, sexo e nível de atividade física podem alterar o número de porções necessárias para uma dieta balanceada.
Moderação: Escolher as comidas e bebidas com cuidado ajuda a manter sobre controle as calorias e a quantidade de gordura, colesterol, sal e açúcar ingeridos.Como ler a Pirâmide de Alimentos?
Na Pirâmide, os alimentos estão distribuídos em diferentes grupos, conforme a composição de nutrientes e suas funções.
A Pirâmide representa as recomendações diárias para uma boa alimentação.
Os alimentos são classificados em grupo segundo a predominância de nutrientes neles contidos. Combinados, esses nutrientes compõem refeições nutricionalmente equilibradas. Na base da Pirâmide encontram-se os alimentos que devem estar presentes na alimentação em maior quantidade. Desta forma, o topo da Pirâmide compreende os alimentos que devem ser restringidos nas refeições.
A quantidade de porções de cada grupo alimentar recomendada para um indivíduo está relacionada à necessidade de energia corporal, que é dependente da idade, sexo, peso, estatura e atividade física. A partir do número de porções indicadas, é possível montar o plano alimentar individual. Seguem os alimentos presentes em cada grupo e suas respectivas recomendações e importância nutricional:
- Pães, arroz, cereais, farinhas e massas em geral (5-9 porções): alimentos fontes de carboidratos complexos, e os integrais são fontes de vitaminas do complexo B e fibras.
- Hortaliças (4-5 porções) e frutas (3-4 porções): alimentos fontes de vitaminas, sais minerais e fibras.
- Leite, iogurtes e queijos (3 porções): alimentos fontes de proteínas e cálcio.
- Carnes, aves, peixes e ovos (1-2 porções): alimentos fontes de proteínas, ferro e outros minerais.
- Leguminosas (1-2 porções): alimentos fontes de proteínas e carboidratos.
- Gorduras e açúcares (1-2 porções): alimentos com alta densidade energética e baixa densidade nutricional; são as “calorias vazias” que não aportam grandes quantidades de nutrientes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário